sábado, 23 de fevereiro de 2008

“Chimarrão reprime tendências violentas, mostra estudo”

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) publicou, na última quinta feira, um estudo surpreendente sobre o efeito de um hábito gaúcho – tomar chimarrão.

“O chimarrão já vinha sendo relacionado com prevenção de doenças vasculares e até mesmo combate do envelhecimento precoce. Mas nossa pesquisa fornece uma esperança para a recuperação de presos, especialmente os jovens”, declarou o Dr. Raul Fagundes Jr., líder do grupo de pesquisa.

O grupo realizou os estudos em 57 presídios, contando com mais de 2000 voluntários. Cada um deles tomava entre 3 a 15 cuias de chimarrão e, após isso, tinham o cérebro mapeado pelo aparelho de ressonância magnética funcional. Feito isso, foi constatado redução significativa na atividade de áreas do cérebro relacionadas ao comportamento violento e instintivo.

Embora o mecanismo não esteja totalmente esclarecido, a hipótese mais plausível é que o chimarrão cause vasodilatação em algumas áreas do cérebro, aumentando a atividade de regiões relacionadas a comportamentos conscientes e diminuindo a de áreas de comportamento mais instintivo.

“Apesar de estar em fase preliminar, futuras pesquisas podem sugerir que o chimarrão seja empregado nos presídios, a fim de reduzir rebeliões e ajudar na ressocialização dos presos”, comentou o Dr. Fagundes Jr.

Produtores de erva mate mostraram-se contentes com essa perspectiva.


  • Notícias anteriores: Nº11 ;Nº 10; Nº9; Nº 8; Nº 7; Nº 6; Nº 5; Nº 4; Nº 3; Nº 2; Nº 1

  • Comentário maldoso do Julio: Reprime uma coisa e EXACERBA outra?(pra meio entendedor uma boa palavra basta? uhauahuahauha)

    Contra-comentário do Diego: Vá se ferrar, piá! Eu tomo chimarrão! E cuidado porque em mim não diminui a violência! (muito menos exacerba outro lado... hauhauahuahuahau)