quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

“Camiseta que possibilita visão dos órgãos internos é desenvolvida na Itália”

Pode parecer brincadeira, mas nessa última terça-feira o Departamento de Moda da Universidade de Pisa, na Itália, apresentou um modelo inusitado de camiseta, onde quem faz a estampa é o usuário: ela possibilita a visão dos órgãos internos de quem a veste.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Física e levou 5 anos para ficar concluído. Não foi revelado qual o mecanismo de funcionamento da camiseta, mas o chefe do grupo de pesquisa, o físico especialista em difração de raios X, Dr. Brunno Lazaronni, afirmou que ele ainda pode ser aperfeiçoado.

“O resultado já está bom. Achávamos que esse estágio de nitidez só seria alcançado em uns 8 ou 10 anos. Com 5, já estamos com um modelo muito bom. Mas ele ainda pode ser melhorado, e esse será o próximo passo”, comentou o Dr. Lazaronni.

Não se sabe se alguma grife famosa entrou em contato com o grupo, afim de lançá-lo como moda, mas médicos do mundo todo já entrara, interessados no que pode se tornar um novo aparelho de diagnóstico por imagem.

Questionado por nossa equipe, o Dr. Lazaronni comentou que o produto não representa risco algum à saúde, e que conseguiram esse resultado aplicando uma combinação de técnicas já consagradas e certamente seguras.

Histórico

O desejo de visualizar estruturas internas ou de torná-las invisíveis não é novo, sempre povoou o imaginário popular. O resultado mais surpreendente em busca disso foi alcançando em 2003, por um grupo de japoneses.

Você pode visualizar alguns vídeos dos japoneses abaixo.



  • Notícias anteriores: Nº 10; Nº9; Nº 8; Nº 7; Nº 6; Nº 5; Nº 4; Nº 3; Nº 2; Nº 1