quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Curiosidade Insética nº 8

Com vários alguns dias de atraso, a "Curiosidade Insética" chega à 8ª edição!

Pois é... acabou de acabar o jogo do Brasil, durante o qual eu dormi quase que o tempo todo e eu ainda estou com sono... mas, já que eu prometi e SEMPRE cumpro minha palavra... (hehehe...)

O bicho de hoje não tem nada muuuuito especial... a não ser o tamanho e a beleza. Vamos comentar hoje sobre a borboleta asa-de-passarinho (Ornithoptera alexandrae).

Essa borboleta possui 28 cm de envergadura, e é a maior espécie do mundo. Como você já deve ter imaginado, o indivíduo adulto alimenta-se de néctar, enquanto as lagartas comem folhas. O curioso é que, assim como as lagartas de outras espécies, essas comem folhas venenosas e armazenam o veneno no corpo, para escaparem dos predadores.

É interessante também que, quando se sente ameaçada, a borboleta finge que é uma abelha: ela levanta as asas e enrola o abdome, mostrando as listras pretas e amarelas do seu corpo.

Pois é... mas é uma pena que esse animal, como tantos outros, está ameaçado de extinção, porque seu hábitat, a selva tropical da Nova Guiné, vem sendo destruído...

Boa sorte pra ela...

Vejam essa foto aqui pra terem uma idéia do tamanho do bicho...


Legal, né? Quem quiser ver algumas fotos com mais detalhes (embora eu não as tenha achado muito boas... por isso não pus aqui) pode clicar aqui.