terça-feira, 22 de janeiro de 2008

"Médico tailandês encontra homem com dezoito corações"

A cidade de Mae Hong Son, localizada no norte da Tailândia numa provícia de mesmo nome, virou notícia no mundo todo hoje, quando um médico da região, o Dr. Wing Wong Kong anunciou que, há três dias, encontrou um homem de 50 anos com nada mais, nada menos que dezoito corações.

"Essa foi uma descoberta fascinante. Aparentemente, é o primeiro caso registrado em toda a história", declarou o Dr. Wong.

Ele disse que o homem chegou ao seu consultório queixando-se de dores no peito, e parecia estar sofrendo de arritimia. Após um exame mais detalhado, o médico ficou surpreso com o que viu.

Cardiologista experiente, Dr. Wong explicou que o homem provavelmente desenvolveu toda essa quantidade de corações por problemas durante a sua septação - processo no qual um coração normal se divide em quatro compartimentos independentes e que ocorre ainda durante o desenvolvimento fetal.

"Alguns dos corações do Sr. Xing (nome fictício) estão ligados entre si, mas a maioria funciona independentemente. Aparentemente essa formação inusitada não causa qualquer tipo de problemas ao homem, embora haja necessidade de os corações baterem de forma sincronizada. Foi justamente a interrupção dessa sincronia que trouxe o Sr. Xing ao meu hospital", disse o Dr. Wong.

O homem deverá passar por um procedimento cirúrgico na próxima semana, para a implantação de um sistema de marcapassos que evitarão que o seu "sistema" saia de sincronia novamente.

Questionado sobre os riscos do procedimento, Dr. Wong, um piadista inveterado, brincou dizendo que "o que é praticamente impossível é que esse homem morra de infarto".