quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Curiosidade Insética nº 10 - Especial "O Rola Bosta"

E aí, galera, tudo bem com vocês?

Bem, era pra eu ter atualizado ontem, ao menos com uma "Curiosidade Insética" e uma notícia, né? Bem... é que... se lembram aquele "cochilo rápido" que eu falei que ia tirar? (Ih, será que eu falei? hauahuahu) Então... ele foi até hoje de manhã... :oP

Pois é, mas, indepente disso, vamos à nossa "Curiosidade Insética" de hoje, "Especial 'o Rola Bosta'". :o)

Como talvez nem todos conheçam o protagonista de hoje, apresento logo uma foto do bicho:



Bem, esse besouro, como o próprio nome sugere, é um excelente faxineiro. Eles são capazes de limpar a "sujeira" de uma manada de elefantes em questão de minutos - sobem na montanha e vão mordiscando, mordiscando e, cada um deles, fazendo a sua bolinha.

Pois é, mas para que eles fazem isso? Eles comem merda? Então, na verdade essas bolinhas são feitas para a reprodução do inseto. Lembram-se do besouro coveiro? Do mesmo modo que ele, o besouro rola bosta faz a sua bolinha, leva para a toca e, então, a fêmea deposita um ovo lá, no interior da bolinha.

Quando a larva eclode (nasce), está rodeada de alimento (delíííícia...). E, então, vai comendo, crescendo, comendo... enfim... até dar origem a um novo besouro.

Mas não é só por isso que esse carinha deu as caras (com o perdão do trocadilho) por aqui hoje... é que, em geral, eles empurram a bolinha de fezes com as patas traseiras - apóiam as dianteiras no chão e vão rolando 'la pelota' :oP

Tá, e daí? É que, se formos analisar de um ponto de vista proporcional, a força que esses besouros fazem para rolar a bola de merda é equivalente a um homem empurrar um fusca ladeira acima a cerca de 65 km/h!!!

Cara! A gente não consegue sequer correr a essa velocidade, quanto mais empurrar um fusca. E ladeira acima ainda.

E nem venham zoar dizendo que nem o fusca sozinho consegue subir uma ladeira a essa velocidade. Fusca é um carro parceiro. E sobe coqueiro de ré. ^^

Em breve teremos mais curiosidades sobre besouros parentes do rola bosta. Aguardem.


Quem estiver afim de ver o camaradinha aí em ação, pode clicar aqui. As imagens são bacanas. É uma campanha publicitária, e eu sugiro que você não ouça as merdas que o cara fala. E, ah, merdas assim nem esse besouro quer.


Esse a imagem não está tão boa, mas agora você já pode ligar a caixa de som...

"Ahhhh... que bonitinho"
"Ele só tem força na traseira?"
^^

Abraços. :o)



Update:
PQP... minha conexão tá uma merda mesmo... perdi mais da metade do que tinha escrito e tive que escrever de novo... ¬¬