terça-feira, 11 de dezembro de 2007

“Gato na Escócia vira professor de Universidade”

A Universidade de Glasgow deu, hoje, o título de professor a um gato, da raça abissínio.

Dirac repousa em sua cadeira, no Departamento de Física.

O gato, que há anos freqüentava aulas de Física Quântica, inexplicavelmente aprendeu a repetir tudo o que assistiu.

O curioso é que o nome do animal, escolhido por ele mesmo, é Paul Dirac – mesmo nome do físico que dividiu o prêmio Nobel com Erwin Schrödinger, formulador do experimento mental que ficou conhecido como “Gato de Schrödinger”.

“De fato, Dirac passou a se interessar mais por minhas aulas a partir do momento que entrei no experimento e nas suas possíveis interpretações”, afirmou o PhD em Mecânica Quântica, Arthur Balankziff.

“Essa raça é caracterizada por excelente memória, o que a torna uma das mais inteligentes”, afirmou o chefe do Departamento de Zoologia e doutor em gatos, Sean Duakzapov. “Mas que é impressionante que esse gato tenha desenvolvido essa capacidade, isso é. Ainda mais com um assunto tão complexo quanto Física Quântica”. Comentou o Dr. Duakzapov.

Apesar de ter recebido o título hoje, Dirac começará como auxiliar do professor PhD Balankziff a partir do próximo ano. "Queremos ver como ele vai reagir diante de uma sala lotada", afirmou o reitor da Universidade, Dr. Andrew Goshew, e concluiu "Mas tudo indica que se adaptará bem, e em breve acreditamos que terá sua própria turma."