domingo, 30 de dezembro de 2007

Curiosidade Insética nº 3

Hoje, na 3ª edição da "Curiosidade Insética", vamos trazer a vocês outro bicho fodástico. É um pássaro? É um avião? Não! É a superborboleta! (haha)


Pois é... esse inseto, que vive na América do Norte e Europa, é uma das maiores borboletas que existem por lá (mede em torno de 6 cm, de uma asa à outra). A fêmea pode botar até 100 ovos por dia, um por um, geralmente postos em folhas de urtiga.

Assim que nascem, as lagartas se enrolam na folha usando fios de seda. As (lagartas) adultas têm desenhos e espinhos que afugentam os pássaros, mas elas podem ser atacadas por vespas ou moscas.

O bacana é que o nome da espécie, "almirante vermelho", deve-se ao fato de que as listas da borboleta lembravam o uniforme naval estadunidense.

Tá... e daí? Até agora nada de foda na tal borboleta... "superborboleta" por quê? Aí é que está... esse bicho voa rápido pra cacete! Praticamente nenhum pássaro é capaz de alcançá-la! Massa, né?

E com elas não adianta usar kriptonita... :oP


Ah! O nome científico dela também é legal! Vanessa atalanta.

Um grande abraço, meus queridos! ^^
:oD



Nota:
Apesar das dificuldades, consegui postar hoje... pra amanhã estou preparando um post BEM legal... espero conseguir escrever aqui... ;o)

Abraços! :o)