domingo, 13 de janeiro de 2008

Curiosidade Insética nº 5

Wow! A "Curiosidade Insética" já está na 5ª edição, e hoje vamos trazer informações sobre um camaradinha que vive na água e parece uma barata: o besouro d'água gigante (Dysticus marginalis).


Este besouro vive em lagos e córregos rasos do hemisfério norte. Embora viva embaixo d'água, ele não possui qualquer estrutura para retirar o oxigênio da água, portanto, precisa subir à superfície para respirar, várias vezes por hora.

O besouro d'água se alimenta de girinos, larvas aquáticas, insetos e até pequenos peixes. E também devora animais mortos. Mas, se a caça é pouca, pode passar até dois meses sem alimento!

Bom, se vocês acompanham a "Curiosidade Insética", sabem que, "só" isso (só? fica dois meses sem comer então! hehe) não bastaria para que eu citasse esse bicho aqui... então, o que tem demais nesse besouro com jeito de barata?

Bem, como vive na água, é evidente que ele tem uma constituição perfeita para nadar. Possui um corpo achatado e liso, que permite que deslize facilmente nesse ambiente. Ele "rema" com suas pernas largas para se deslocar e abre os pelos das pernas, para melhorar a propulsão. Na velocidade máxima, dá duas remadas por segundo, cobrindo 50 cm!

O quê? Você acha isso pouco? Então vamos analisar essa velocidade de um ponto de vista proporcional. O besourinho tem 3,5 cm de comprimento, em média. Ou seja, pouco mais de 14 vezes o próprio tamanho, a cada segundo. Se considerarmos a altura média de um ser humano como 1,70 m, uma pessoa devia nadar a mais de 24 m/s (cerca de 87,5 km/h!) para ter uma velocidade proporcional!

Nem Michael Phelps alcança esse bicho!


Essa semana vai ser meio complicada pra eu postar... mas dou um jeito... ;o)

Um abraço.
:o)