domingo, 27 de janeiro de 2008

Curiosidade Insética nº 7

Uáááá... que preguiça...

Bem, com preguiça ou não, hoje é dia de "Curiosidade Insética" aqui no EcB ;o)

O inseto de hoje é um camarada muito curioso e especial. Dessa vez nada de comparações entre eles e nós ou entre eles e alguma coisa que nós fazemos... só vou comentar sobre a atividade interessante que esse bicho realiza. (algo me diz que muita gente não vai achar essa atividade tão "interessante" assim.. hauhauahua...)

O bicho de hoje tem o sugestivo nome de besouro coveiro.

Esses carinhas têm um olfato tão apurado que conseguem sentir o cheiro de um bicho morto a mais de 1 km de distância! Assim que encontram o cadáver, eles começam a trabalhar aos pares para enterrá-lo. Isso acontece em quatro fases:

Primeiro, quando o macho encontra um cadáver de tamanho adequado, ele sobe no bicho. Se não houver uma fêmea por perto, ele espicha o corpo para o alto, na diagonal, e começa a balançar. Essa "dança" é pra atrair a atenção de alguma fêmea que passe por ali. Quando isso ocorre, ela sobe no cadáver e se junta ao novo parceiro.

Em seguida, a dupla começa a cavar uma cova para o defunto. Suas patas possuem um formato apropriado para isso. Assim que o animal está no fundo da cova, eles arrancam sua pele e retalham o corpo do bicho em pequenos pedaços.

Após isso, a fêmea geralmente manda o macho embora logo depois do acasalamento (estão vendo? nem sempre é canalhice... hehe) e cava um túnel, pondo até 24 ovos em suas paredes. Voltando à câmara onde está o cadáver, ela como uma parte da carniça e fica ali, nutrindo-se enquanto espera que as larvas eclodam.

Por fim, cinco dias depois, as larvas nascem. A mamãe delas, então, pipila (alguém sabia que besouros pipilavam?) baixinho e guia as larvas recém-nascidas (ohhhh, bebezinho (g)cuti-(g)cuti... :oP) até a bola de carne e ossos, onde as larvas caem. Durante as seis primeiras horas de vida, elas dependem da mãe pra se alimentar - ela expele pela boca comida já meio digerida. Nos cinco dias seguintes as larvas comem direto da carniça. Mas, antes de se tornarem totalmente desenvolvidas, a carinhosa mamãe as alimenta pela última vez. Assim, muito bem nutridas, as larvas finalmente se transformam em besouros.

Bacana, não?

Interessante também é o ritmo de crescimento das larvas... nas sete primeiras horas de vida, elas dobram de peso. Na primeira semana, ela passsa de 5 mm pra 3 cm de comprimento, aumentando 100 vezes o seu peso...

Hoje é só isso... não consegui achar foto do bicho, e, muito provavelmente, não vou postar mais nada hoje... falta de tempo, novamente...

Ah, se alguém achar uma foto do besouro, por favor, nos envie. ;o)

Abraços, meus queridos! :o)
(acho que)Até amanhã.
;o)