domingo, 6 de janeiro de 2008

Curiosidade Insética nº 4

E aí, pessoas, tudo tranqüilo?

Chegamos à 4ª edição da "Curiosidade Insética", onde você fica informado a respeitos dos bichos que, a meu ver, são os mais fodásticos do mundo animal.

O camaradinha que traremos a vocês hoje é o Decticus verrucivorus.

À primeira vista, parece um grilo comum, sem nada de especial... mas... aí que está... as aparências enganam... hehe...

Vamos começar dando mais algumas características do camaradinha. Ele vive em regiões da Europa e Sibéria, o macho tem cerca de 2 cm - metade da fêmea - e é incapaz de voar. Embora seja capaz de dar grandes saltos, utilizando suas pernas traseiras - que são muito mais longas e fortes que as demais.

Apesar de não conseguir voar, suas asas são úteis quando precisam escapar de predadores ou se mover mais rápido, quando saltam com as asas abertas. Além disso, o macho produz o tal "cri-cri" esfregando as pontas das asas umas nas outras. O curioso é que eles "cantam" durante o dia, principalmente em dias ensolarados.

Pois é... mas o que tem de especial nesse bicho? Então... esse camaradinha é capaz de comer tudo que vê pela frente, tanto é que o nome popular dele é "papa-verrugas". Por quê? É que antigamente (duvido que não tenha gente que ainda faça isso) as pessoas o usavam para acabar com as verrugas. Diante de uma, o grilo simplesmente a arranca com uma mordida e engole!

Parte do seu nome científico - verrucivorus - significa "comedor de verrugas", em latim (óbvio que é em latim, né, ô, topeira...).

Massa, né? :oP