Esse bichinho aí, de aparência inofensiva até, quando se sente ameaçado é capaz de bombardear quem o importuna com jatos de gás bastante mal cheirosos. Mas não é só isso. Quando ele está em perigo, consegue produzir uma substância líquida inflamável, que é acumulada num saco atrás do abdome, e também produz oxigênio. O oxigênio pressiona o saco, e o gás é expelido, parecendo tinta spray saindo da lata.
Tá, mas e daí? Até aí você também consegue fazer? Mas o fodástico nesse besouro é que o líquido/gás que ele expele sai a nada mais nada menos que 100 °C! Então, além do negócio ser fedido, sai fervendo. Em insetos esses jatos causam queimaduras. Em humanos, apenas uma leve ardência... sorte nossa que o bicho tem apenas cerca de 1 cm. Ah, mas ele também não mora por aqui... só é encontrado no sul e centro da Europa, norte da África e na Sibéria.
É, parceiro... e o bichinho ainda consegue mirar em todas as direções. Além de ser capaz de lançar até 80 jatos em 4 minutos! Wow! É um a cada 3 segundos! Besouro fodástico!
Mas não pense que ele é o único a soltar coisas fantásticas pelo abdome. Um parente distante desse besouro, um estafilinídeo, é um carinha que vive em lagoas e consegue escapar dos predadores lançando na água, aos poucos, uma substância que se expande rapidamente, e impulsiona o bicho em alta velocidade, como se fosse uma lancha ("acão e reação"!).
Que bichos fodas!
:-D
- Edição anterior: nº 1