quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Limpeza de alumínios - parte 2

Opa... beleza aí, gente? Já tá todo mundo no esquenta pra virada? Hehehe... ok, sem ambigüidades porque o assunto que eu tenho pra falar agora é sério.

Lembram-se que ontem, inaugurando o quadro "Slogans sem sentido", eu postei uma foto de um rótulo de um produto que limpa alumínio e inox? Lembram-se também que eu disse que, se desse, ainda escreveria um post sério sobre o mesmo assunto?

Então... ontem eu fiquei com preguiça e não escrevi. Agora, além da bobeira (que já passou... :P), um fato simples me deu a inspiração. Pois vamos ao assunto.

Eu não vou esculachar os produtos de limpeza daquele tipo... quer dizer... a gente até tira sarro das bobagens, né? (lembrem-se que ainda há uma pérola no rótulo! - acho que vou postá-la hoje também) Mas "tudo bem" existirem essas coisas... na verdade, galera, o problema está em arear (limpar, polir) as panelas de alumínio...

Você já se perguntou por que uma panela de alumínio não enferruja? Também já se perguntou por que ela perde o brilho? Pois é... vamos esclarecer algumas coisas antes de ir direto ao assunto.

As panelas de alumínio, na verdade, na verdade, até "enferrujam"... e digamos que o "ferrugem" dela que é o que faz elas perderem o brilho... eu explico melhor.

O oxigênio da atmosfera reage com o alumínio da panela, produzindo óxido de alumínio. E o problema da sua panela perder aquele brilho é justamente a formação desse carinha. Ele é um composto esbranquiçado, opaco, sem brilho. Daí a sua panela fica feia.

Mas, o que você talvez não saiba, é que é ótimo que isso ocorra! Por quê? Não, não é porque eu não gosto de panelas brilhando... É que esse cara forma uma espécie de "proteção" na sua panela... ele é muito resistente, e impede que o oxigênio continue reagindo com o alumínio.

Mas essa camada protetora é importante só por isso? Ai que está... não! A importância dela é muito maior que proteger a panela do oxigênio.

Quando você retira essa camada, expõe o alumínio ao contato com a água e os alimentos que vai cozinhar. E, galera, isso sim é um problema. É que aí o alumínio pode reagir com a água, e vai para a comida. Sem problemas ingerir isso em pequenas quantidades, mas ao longo de anos ingerindo alumínio, isso pode trazer alguns problemas.

Que problemas? Bom... a ingestão de alumínio, a longo prazo, está sendo relacionada como fator no desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Também sabemos que acúmulo de metais no corpo colabora para o desenvolvimento do câncer. Deve haver outros problemas... mas fica a seu critério (se é necessário) pesquisar mais ou não... ;-)

É, amigos... é bonito uma panelinha brilhando? É. Mas o que é mais importante? O brilho da panela ou a sua saúde? Então faça o seguinte... esfregue a panela com o que quiser e com a força que quiser, mas só por fora. A parte que entra em contato com os alimentos, melhor deixar opaca mesmo.

Beleza?! Contem isso pra suas mães, tias, avós, vizinhas e amigos.

É o EcB colaborando na melhoria da sua qualidade de vida.
:o)

Update:
- O legal é que, quando ficamos sabendo disso, o Julio foi contar pra sua vó... e ela disse que já sabia... e disse que sabia que também não podia colocar "coisa azeda" (ácida!) em panelas de alumínio... legal, né?

- O que eu acho foda é que até hoje não vi menção a isso nos rótulos desses produtos... é mesmo... vou mandar um e-mail pra algum fabricante sugerindo a mudança... ;o)

P.S.: Gostaram do meu nariz de batata? :P