domingo, 30 de março de 2008

Estrovenguice na Física! (Nº 1) - Pólvora apagando fogo!

Beleza! Como eu já havia anunciado há muito tempo, surgiria esse quadro aqui no EcB. E, finalmente, chegou a hora da estréia! :oD (credo... achei esse parágrafo tão esquisito... ¬¬)

Primeiro vamos relembrar do que se trata esse quadro. Bem, o que vocês vão encontrar aqui são fatos que, a princípio, são paradoxais e contrariam o senso comum. Tudo de forma divertida, sem (ou quase sem) matemática e numa linguagem acessível. Ficará mais fácil de entender à medida que formos trazendo as estrovenguices a vocês.

Ok, então vamos lá... a estrovenguice de hoje é das boas... vocês já pensaram em usar pólvora pra apagar um incêndio? Haha... não... eu não estou ficando louco... isso é possível!

Antes de explicar isso, vamos discutir a seguinte questão: vocês já se perguntaram por que a água apaga o fogo? É porque ela molha? hauhuahuahuhaa... é sério... essa é uma pergunta simples que poucas pessoas conseguem responder corretamente...

Bom, primeiramente é necessário explicar uma breve explicação sobre os fatores necessários à combustão.


Por que essa figura? Bem, isso é o que chamamos de "triângulo da combustão" - os três fatores necessários para que uma combustão ocorra: combustível (lenha, digamos), comburente (oxigênio) e calor. Se retirarmos apenas um desses três fatores, a combustão não acontece.

Por que, então, a água apaga o fogo?

Talvez você tenha pensado que o que ela faz é retirar o calor. Sim, é evidente que ela faz isso... mas... não é bem por isso que ela apaga. É que o que acontece é o seguinte: quando você joga água em algo que está queimando, essa água vai evaporar. E eu nem preciso dizer pra você que vapor de água não é inflamável... então, sabem o que ocorre? É criado uma espécie de barreira de vapor d'água em torno do que está queimando, sendo assim, o combustível (no nosso exemplo, lenha) é isolado do comburente (oxigênio), logo, a combustão cessa. Interessante, não?

Pois é... mas e que história é essa de usar pólvora pra apagar o fogo? A pólvora é altamente inflamável! Bem... é que é o seguinte: eu disse de usar pólvora, mas o que acontece é que, quando utilizada no combate a incêndios, a pólvora é misturada à água. Sendo assim, quando essa mistura é lançada contra o incêndio, a queima da pólvora ajuda a produzir vapor d'água mais rapidamente, conseqüentemente, o incêndio é interrompido de forma mais eficaz.

Um outro fator interessante é que a própria combustão da pólvora também libera gases que não são combustíveis, dificultando ainda mais o contato combustível+comburente...

Legal, né?

Só pra fechar, vamos... não, deixa... na próxima semana a gente explica o que acontece com uma pessoa que morre queimada. Não é por causa das queimaduras!

Quem quiser mais informações sobre a pólvora, clica aqui.

E sobre a combustão, clica aqui.

Abraços!
:o)